04 de Janeiro de 2010 - Inauguração do Burj Dubai, o edifício mais alto feito pelo homem.
Quase um quilômetro. Essa é a altura do prédio mais alto do mundo, o "Burj Khalifa", em Dubai, nos Emirados Árabes, um dos ícones da "construção civil" mundial. Inaugurado em 04 de janeiro de 2010, o empreendimento possui 828 metros de altura, 160 andares e "foi recorde mundial no uso de concreto bombeado" – 605 m. A torre desenhada pela norte-americana, "Skidmore, Owings e Merrill" (SOM), custou, aproximadamente, US$ 4,1 bilhões de dólares e levou quase seis anos para ser concluída, envolvendo 380 engenheiros.
A estrutura que se ergue entre o deserto e o mar pode ser vista a 95 km de distância. Foram utilizados 330 mil m³ de concreto, 31.400 mil toneladas de aço e 28 mil painéis de vidros. O edifício tem 57 elevadores, que trafegam a uma velocidade média de 10 m/s. Três deles são rápidos parando apenas, além do térreo e do topo, nos andares 43, 76 e 123 – pisos estratégicos para mudanças de elevadores. Os demais param em todos os níveis solicitados.
No 124º andar está localizado o deck de observação mais alto do mundo. Além da vista, o visitante tem acesso a um moderno equipamento multimídia que conta a história do "Burj Khalifa". O edifício abriga 1.044 apartamentos, 49 andares de escritórios e centros comerciais, restaurantes, uma mesquita e o primeiro "Hotel Armani" do mundo, com 160 apartamentos e diárias em torno de U$ 1.400,00. Áreas de entretenimento e lazer, espaços verdes e alamedas para pedestres fazem o Burj Khalifa um modelo de engenharia na composição de usos mistos.
O projeto da torre alia influências históricas e culturais à tecnologia de ponta para conseguir um "edifício de alto desempenho", tornando o Oriente Médio modelo de desenvolvimento neste setor. Devido a sua grandiosidade e estrutura, o empreendimento é considerado uma "pirâmide da era moderna".
A "sustentabilidade" também foi uma das preocupações da equipe que projetou o edifício. Para se ter uma ideia, a diferença de temperatura entre o solo (46° C) e o topo (38° C) pode variar em até 8° C. Um estudo com base em dados de satélite foi realizado para reduzir essa discrepância climática.
Com relação ao "uso sustentável da água", o Burj Khalifa também é recordista. Ele possui um dos maiores sistemas de "recuperação de água condensada do mundo", o que significa o aproveitando de até 20 piscinas olímpicas de água por ano, além de ter uma das "maiores pressões de água refrigerada" já usada em um edifício para maximizar a eficiência. A água é aproveitada para a irrigação dos jardins e áreas verdes.
O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS: A questão que fica é a do que fazer com a estrutura gerada para uma "grande obra" como essa. Segundo o engenheiro, "Luiz Cláudio Mehl", ex-presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, para a construção de um prédio como o "Burj Khalifa", toda uma escala industrial foi criada, “indústrias que foram geradas para atender à demanda dessa construção agora não podem ficar paradas, para onde vão direcionar suas obras, o que fazer com a escala industrial ociosa?”...
"Mehl" relembra que no Brasil, inclusive, em meados dos anos 2000, o empresário "Mário Garnero" chegou a cogitar a hipótese de um "empreendimento dessa estrutura", em São Paulo. “A ideia era construir o "prédio mais alto do mundo" (na época), com 508m de altura e 108 andares. Mas não houve quem investisse no projeto, nem o poder público”...
Resta saber o que farão com a "escala industrial criada em Dubai". E aprender com a lição de mega empreendimentos. Afinal, ocupando 200 mil metros quadrados e com capacidade para 80 mil pessoas, um estádio também pode ser considerado mega empreendimento.
CURIOSIDADES: "Confira alguns dados curiosos do Burj Khalifa".
--> "Torre de Babel": no momento de pico de sua construção, 12.000 operários, de 100 nacionalidades, trabalhavam na obra. --> Maior construção do mundo. --> Maior número de pavimentos do mundo. --> Maior pavimento ocupado do mundo. --> Maior deck externo de observação do mundo. --> Maior distância percorrida por um elevador no mundo. --> Possui clube e fitness center com quatro andares.
(VOCÊ ACREDITA QUE A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DEVE INVESTIR CADA VEZ MAIS EM GRANDES OBRAS, COM ESCALA INDUSTRIAL?... DEIXE SEU COMENTÁRIO - BANDA DEVASSA).