29 de Dezembro de 2008.
Morte de Freddie Hubbard (1938-2008).
BIOGRAFIA: "Freddie Hubbard" nasceu em Indianapolis, no ano de 1938 e tocou com os Montgomery Bros. (Monk, Buddy e Wes) antes de se fixar em New York, aos vinte anos. O primeiro grupo de peso que participou foi o quinteto de Max Roach, onde se destacou como trompetista.
Mas ganhou notoriedade no sexteto de Art Blakey, o Jazz Messengers, onde dividia a cena com "Wayne Shorter" (sax-tenor) e "Cedar Walton" (piano). De Blakey ouviu o seguinte conselho: "Eu não espero que você esteja comigo para sempre. Portanto, eu só posso treiná-lo como músico e como negociante até você se situar e formar seu próprio grupo".
Seguindo o conselho de Blakey, Hubbard realizou uma série de gravações para a Blue Note com seus combos. Na década de 70 ele passa a integrar o selo CTI, do produtor Creed Taylor, onde participou de gravações com Ron Carter, Joe Farrel, Herbie Hancock e Chick Corea, entre outros.
Em meados de 70, descontente com o "purismo do jazz" e inconformado com os altos ganhos dos "grupos de rock", Hubbard muda a sua trajetória profissional, passando para um estilo "pop jazz", executando uma música mais compreensível ou digerível pelas pessoas comuns.
Mas no biênio 77/78 ele retorna ao bom jazz, passando a integrar o super-quinteto VSOP ao lado de Hancock, Carter, Williams e Shorter, que obteve um grande sucesso financeiro e crítico. (Banda Devassa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário