quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Banda Devassa - XI REGATA AMAZONIA AZUL 2016 - (VÍDEO 11).

Banda Devassa - Rio de Janeiro. (Cultura, Esporte e Lazer).


"RITUAL DO VINHO" - como fazer direito !!!!

A história do vinho se confunde com a história do homem. Está na Bíblia Sagrada, nos quadros, nos Deuses Gregos e Romanos (Dionísio e Baco, respectivamente) e principalmente no dia a dia de muitas pessoas.

Beber vinho não é apenas beber algo alcoólico, mas sim uma série de rituais, de sensações. "Vinho é cultura", é economia, é tradição e folclore. Sua produção beira o artesanal, gerando empregos e movimentando a economia.

A distância daquele que nunca ou eventualmente bebeu vinho para um amante é tênue, normalmente está apenas na vergonha de pedir um vinho errado em um restaurante ou mesmo na questão do "ritual do vinho" (servir e ser servido).

A Banda Devassa vai tentar simplificar esse processo com um "passo-a-passo detalhado" que evitará aquela gafe e o aproximará desse prazer líquido.

Observe apenas que aqui estão algumas ideias de "como fazer". Cada um tem "seu estilo pessoal" cujo único objetivo é exibir e degustar a bebida, extraindo o máximo de sensações possíveis, permitindo uma avaliação da qualidade e um maior prazer.

O que sempre devemos ter em mente é que, independente de estarmos sozinhos ou em público, o "ritual" sempre deve ser realizado corretamente pois sem ele "estaremos perdendo um dos principais momentos da bebida".

MATERIAL NECESSÁRIO.

O mínimo necessário para se iniciar em degustação seria:

>>> UM JOGO DE TAÇAS DE DEGUSTAÇÃO – essas são como uma mescla entre taças de vinho tinto e de vinho branco, encorpados ou não. Conseguem um resultado aceitável sem que você tenha que colecionar taças em casa.

>>> UM JOGO DE TAÇAS PARA ÁGUA – nunca se toma vinho sem água. A taça de água, além de decorativa mantém a água sem aromas pois não iremos nunca tomar suco, refrigerantes ou usar sabão para as lavar.

>>> UM EXTRATOR DE ROLHAS (saca-rolhas) – os modelos mais comuns com qualidade são de alavanca ou de rosca, custam em média R$30,00, evitam fazer força no momento da abertura, quebrar a rolha ou mesmo deixá-la cair dentro do vinho.

>>> UM DECANTER – pela mesma razão das taças de vinho e de água não serem lavadas com sabão, o decanter também não é, portanto permite "aerar" o vinho e remover resíduos sem prejudicar a qualidade da bebida.

>>> ÁGUA MINERAL - preferencialmente "sem gás" e levemente resfriada.

COMO SERVIR UM VINHO.

É uma situação comum em reuniões particulares, em jantares românticos em casa ou mesmo quando se é garçom em algum restaurante.

>>> 01 - primeiramente exiba o vinho à quem interessar, afinal de contas é um produto caro e deve ser analisado cuidadosamente, tanto para evitar falsificações quanto para o cliente saber se realmente é aquele o vinho desejado.

>>> 02 - confirmado o interesse, posicione o vinho à mesa, sobre um lenço caso esteja úmido devido à refrigeração, nunca tente extrair a rolha ou mesmo começar com o vinho sem apoio.

>>> 03 - sirva a água preenchendo meia taça de cada ocupante da mesa, começando pelas damas em especial àquela referente ao anfitrião.

>>> 04 - o anfitrião deve ver perfeitamente o que está sendo feito, é tradição e faz parte do ritual. Normalmente o anfitrião é o homem mais velho da mesa ou aquele que pediu a bebida.

>>> 05 - corte com cautela a tampa do vinho, utilizando um canivete, que pode ser o presente em alguns saca-rolhas de alavanca, ou um à parte.

>>> 06 - entregue a tampa do vinho ao anfitrião.

>>> 07 - posicione o saca-rolhas no centro e perpendicular à rolha, tente quantas vezes necessário antes de começar a furar a rolha. Se não for bem posicionado, poderá facilmente quebrar a rolha.

>>> 08 - fure a rolha até que 3/4 de seu comprimento tenham sido perfurados. Nunca atravesse a rolha por completo, mas furar menos que o necessário poderá partir a rolha ao meio no momento da extração.

>>> 09 - extraia a rolha utilizando a alavanca disponível no saca-rolhas.

>>> 10 - entregue a rolha ao anfitrião.

>>> 11 - segure o vinho com a mão direita próxima da base, nunca segure no gargalo ou no meio da garrafa, isso evita perda de temperatura da bebida além de que "segurar uma garrafa pelo gargalo é o fim da picada".

>>> 12 - desça cerca de 2cm da bebida na taça do anfitrião, para que ele deguste e aprove.

>>> 13 - a degustação pode ser demorada e lenta, onde o cliente irá observar a cor, o aroma, gosto e permanência em boca, resumindo, a qualidade do vinho, inclusive observando se este não está estragado.

>>> 14 - caso o cliente rejeite a bebida, esta deverá ser recolhida sem ônus ou cobrança, dando ao cliente o direito de escolher outra garrafa.

>>> 15 - caso o cliente aceite a bebida, preencha 2/3 do volume das taças, começando por todas as damas à mesa, primeiramente pela referente ao anfitrião, depois servindo os convidados e por último o anfitrião. "Isso simboliza que o anfitrião é cavalheiro e amistoso com os convidados".

>>> 16 - peça licença e retire-se.

>>> 17 - nunca, nunca leve a rolha junto, "ela é propriedade do cliente" e este deve desfazer-se dela caso deseje.

>>> 18 - não esqueça de confirmar se o cliente deseja que você continue servindo ou se ele mesmo deseja servir, no caso de um jantar a dois.

Cuidado para não errar, isso significa não derrubar nenhum pingo à mesa, não bater com violência à borda das taças causando barulho, não derrubar a rolha ao chão, não quebrar a rolha, não fazer movimentos bruscos, não esconder o que está sendo feito do cliente, "nunca trazer um vinho já aberto à mesa".

Tudo é perdoável e um cliente com o mínimo de educação não irá reclamar ou mesmo tentará ajudar caso algum problema aconteça, mas alguns são bem chatos e podem causar intrigas.

DICAS IMPORTANTES: Rodar levemente a garrafa após servir, com ela ainda à boca da taça, garante que nenhuma gota escorra; na hora de remover a rolha, seu principal apoio será a rosca interna à ela. Quanto mais rosca, mais apoio e menor chance de quebra.

COMO DEGUSTAR UM VINHO?

A ideia da degustação não é exibição, mostrar status ou que entende de vinhos. "A ideia é provar a bebida", verificando sua qualidade e características, deixando os sentidos agirem e isso qualquer um pode fazer. O ritual então é altamente voltado à facilitar as coisas para o nosso corpo.

>>> 01 - pense no vinho como um corpo, ele tem vida, tem aroma, cheiros e sabores, cores, é um composto que passou por vários reservatórios até chegar à sua taça.

>>> 02 - limpe sua boca bebendo um pouco da água vagarosamente.

>>> 03 - comece observando o vinho, ele deve estar translúcido, com coloração uniforme ou algumas manchas mais fortes no caso de tintos muito encorpados. Nada de farelos, resíduos de rolha…

>>> 04 - "cheire o vinho profundamente... procure por odor de bolor ou vinagre, nesses casos, rejeite o vinho".

>>> 05 - “rode” o vinho na taça. Com um pouco de treino consegue-se rodar bem o vinho, permitindo que esse se uniformize e deixe o ar entrar, além de espalhar seu verdadeiro cheiro no interior da taça.

>>> 06 - cheire novamente o vinho, profundamente. Procure por aromas do seu cotidiano, como flores, chocolate, ervas, madeiras, especiarias. Curta o vinho como se fosse um perfume de qualidade, "não fique preso à opinião dos outros... suas sensações são únicas".

>>> 07 - observe novamente o vinho. Se tiver uma vela na mesa, tente olhar o vinho posicionando-o frente à luz da vela, o que ajuda a apreciar sua cor e qualidade.

>>> 08 - beba um pouco do vinho, deixe ele escorrer na sua língua naturalmente. Beba mais um pouco, "agora sua língua está pronta e acostumada", identifique aromas conhecidos, como fez quando estava o cheirando… curta o vinho… beba até que quase ou todo o conteúdo da taça esteja consumido.

>>> 09 - agora você já sabe como o vinho é, sua qualidade e o quanto ele o agradou. Poderá discutir caso o vinho esteja estragado, ou pedir a troca caso julgue necessário.

DICAS IMPORTANTES: cada um teve um conjunto de experiências na vida, portanto suas sensações são diferentes. Se alguém sentiu aroma de cravo, você pode não sentir, e assim vai. Nunca... nunca... "nunca cheire a rolha", apenas verifique se ela não está embolorada ou seca, sinal de vinho estragado ou de "armazenamento incorreto".

QUANDO UTILIZAR O DECANTER?

Quando o vinho possuir depósitos deverá ser utilizado o decanter. É necessário que o vinho nunca, durante sua armazenagem, sofra movimentos bruscos, impactos ou chacoalhões – (vinho não é “toddynho”, que tem que agitar antes de beber).

Para utilizá-lo, posicione uma vela atrás da garrafa, permitindo iluminar seu interior translúcido. Deixe a bebida escorrer delicadamente da garrafa para o decanter, sem pressa. Pare assim que perceber os resíduos do depósito chegando ao gargalo. Não consuma os que sobrou na garrafa.

DICAS IMPORTANTES: o "decanter permite aeração do vinho" com maior rapidez, pelo simples ato de passar o líquido de um recipiente (garrafa) para o outro (decanter).

SOBRE O ATO DE BEBER VINHO.

Traz conforto, prazer, aproxima as pessoas, permite assuntos diversos, indica classe e inteligência mas nunca status. Não pense em beber vinhos para parecer importante, mas sim para aproveitar a bebida. "Não compre vinhos pelo preço, mas pela opinião de pessoas que já o provaram ou pela sua própria experiência".

Em dúvida, de preferência para vinhos com "Denominação de Origem" (D.O.) ou "Indicação de Procedência" (I.P.), vinhos que os recebem são especiais e tratados cuidadosamente pelo produtor, normalmente agradando e possibilitando novas experiências àqueles que não sabem bem o que comprar.

Claro !!!! Nunca beba mais do que pode aguentar. O vinho é um acompanhamento, como uma mistura é para a comida.

>>> "Ressaca de vinho é uma clara indicação de que você não sabe apreciar a bebida da forma correta".

(Banda Devassa - Rio de Janeiro, 23 de agosto de 2018).

Nenhum comentário:

Postar um comentário