sexta-feira, 1 de março de 2019

BANDA DEVASSA

Banda Devassa - Rio de Janeiro. (Cultura, Esporte e Lazer).

1º de Março de (1565-2019) - "454 anos".
Aniversário da cidade do Rio de Janeiro (Cidade Maravilhosa).
Cheia de encantos mil e muitos problemas a resolver, a cidade do Rio de Janeiro completa hoje 454 anos de fundação. E para homenagear a todos deixo aqui este texto de "Mônica Marzano".
O carnaval já passou, mas os cariocas ainda têm muito a comemorar. Hoje, "dia 1º de março de 2019", a Cidade Maravilhosa completa (454 anos), esbanjando simpatia e charme.
A programação será intensa em diversos bairros...
No Baixo-Penha (Rua Patagônia), na padaria Sabor do Pão (esquina da Patagônia), dentro do projeto "Devassa Social Clube", vamos tocar marchinhas dos carnavais antigos em homenagem à nossa "Cidade Maravilhosa" (Arizoli).
Mas muitos desatentos podem perguntar:
>>> "O aniversário do Rio não foi no dia 20 de janeiro?"
A resposta é NÃO... Nessa data, os católicos celebram o dia do "padroeiro": (São Sebastião).
O primeiro templo da cidade foi erguido em sua homenagem e parecia com uma fortaleza, com duas torres sineiras usadas na vigilância da costa.
O Rio de Janeiro nem sempre foi a capital fluminense...
Em 1763, quase dois séculos depois de sua fundação, tornou-se a capital do Brasil, título que manteve até 1960, com a inauguração de Brasília.
As belezas naturais e a receptividade por parte dos moradores fazem do Rio uma das cidades mais visitadas. Seu principal cartão postal, o "Cristo Redentor", foi eleito uma das "Sete Maravilhas do Mundo Moderno".
Além disso, turistas podem contemplar o Pão de Açúcar, o Estádio do Maracanã, a Floresta da Tijuca, a Igreja da Penha, a Quinta da Boa Vista, a Ilha de Paquetá, e participar de eventos gratuitos conhecidos internacionalmente, como o Réveillon de Copacabana e o Carnaval. Se isso não bastasse, a cidade também reúne as praias mais belas da América do Sul.
No cenário nacional, o Rio ocupa o segundo maior "PIB" (Produto Interno Bruto), ficando atrás apenas de São Paulo.
HISTÓRIA...
A cidade do Rio de Janeiro foi fundada no Morro Cara de Cão, na Urca, em (1º de março de 1565), por "Estácio de Sá", com o nome de "São Sebastião do Rio de Janeiro", em homenagem ao então Rei de Portugal, "D. Sebastião".
Dois anos depois, (por questões de segurança), a sede se mudou para o "Morro do Castelo", onde os 120 portugueses, comandados por "Mem de Sá", derrotaram os franceses, que ocupavam a área. De lá, a visão da Baía de Guanabara era privilegiada, o que facilitava a defesa.
Calcula-se que, nessa época, cerca de 600 pessoas habitavam o local, entre elas os fundadores que vieram com "Estácio e Mem de Sá", jesuítas, índios catequizados, alguns franceses e poucas mulheres.
Os pioneiros ocupavam os 184 mil metros quadrados da colina, com limites nas atuais ruas São José, Santa Luzia, México e Largo da Misericórdia.
CANTADA EM PROSA E VERSOS...
O Rio de Janeiro é cenário de muitos amores e sempre inspirou os boêmios. Compositores cantaram a cidade como ninguém.
Quem não se lembra de “Copacabana”, (de João de Barro?)... Ou mesmo “Garota de Ipanema” e “Samba do Avião”, (de Tom Jobim?)... E “Rio que mora no mar”, (de Roberto Menescal e Bôscoli?)... Ou “Valsa de Uma Cidade”, (de Ismael Netto e Antônio Maria?).
Mas uma canção em especial, que ficou no coração dos cariocas, resume nos carnavais toda a magia do lugar:
>>> “Cidade Maravilhosa”, (de André Filho, gravada originalmente em 1934).
CONFIRA...
"Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil.
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil.
Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n’alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente.
Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz".
(Parabéns "Cidade Maravilhosa", pelos 454 anos... Homenagem da Banda Devassa-Rio - 1º de Março de 2019).

Nenhum comentário:

Postar um comentário