"MORAL E ÉTICA NO BRASIL" - ACORDA BRASIL !!!!
>>> "Vamos fazer algumas reflexões sobre o assunto".
O que é mesmo Moral?... E Ética?
Às vezes nos perdemos na busca dos conceitos e não sabemos definir bem o que é uma coisa ou outra.
A Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, é a ciência, de uma forma específica, do comportamento humano. Os problemas éticos se caracterizam pela sua generalidade, os problemas morais se apresentam em situações concretas.
A história da moral se confunde com a história da sociedade humana. A moral surgiu quando o homem primitivo buscou uma melhor forma de convivência dentro do próprio grupo. Sua finalidade é criar harmonia na convivência. A ética estuda a forma de comportamento nas sociedades e defende as situações onde o bem estar da sociedade deve estar em primeiro lugar.
Muitas vezes quando vemos campanhas para ajuda humanitária, nos sentimos compelidos a participar, movido pela solidariedade; outras vezes, levados por um impulso incontrolável ou por uma emoção forte, fazemos algo que depois nos provoca vergonha, remorso, culpa e gostaríamos de voltar atrás; pessoas honestas e honradas, altruístas e caridosas, mesmo à custa de sacrifícios, despertam nossa admiração.
Nosso sentimento e nossas ações exprimem nosso senso moral. A violência nos deixa horrorizados: chacinas, linchamentos, assassinatos, estupros, torturas, provoca em nós raiva e indignação, sentimentos que também expressam nosso senso moral.
Existem algumas situações que também nos deixam inquietos e contraditórios quanto à nossa opinião. São assuntos polêmicos como: a eutanásia, o aborto, um desempregado que aceita algo desonesto para ganhar dinheiro, um homem (ou mulher) casado ou comprometido que se apaixona por outra (o), uma criança maltrapilha que rouba para comer.
Estas situações despertam nossa consciência moral. Senso moral e consciência moral referem-se a valores como justiça, honradez, espírito de sacrifício, integridade, generosidade, que por sua vez levam a determinados sentimentos como admiração, vergonha, culpa, remorso, contentamento, cólera, amor, dúvida, medo.
Estes valores se reportam a um valor mais profundo (mesmo que apenas subentendido): O BOM ou O BEM. Os sentimentos e as ações, nascidos de uma opção entre o bom e o mau ou entre o bem e o mal, também estão referidos a algo mais profundo e subentendido: nosso desejo de afastar a dor e o sofrimento e de alcançar a felicidade.
A pessoa não nasce ética, sua estruturação ética vai ocorrendo juntamente com seu desenvolvimento. O comportamento moral é aprendido na convivência com o grupo e está diretamente ligado aos costumes estabelecidos pelo grupo e à "educação". Eis aí a grande questão: "EDUCAÇÃO".
O grotesco espetáculo que estamos assistindo nas telas de TV, nos passa problemas que tiveram início lá na infância, quando os pais, certamente não todos, não passaram para seus filhos "valores éticos e morais", e estes, cresceram sem saber respeitar normas criadas pela própria sociedade. A grande arma utilizada pela turma do “óleo de peroba” é a mentira, a negação.
>>> "Não existe aquela afirmação de que uma mentira, de tanto ser falada, acaba virando verdade?"
O ser humano é mesmo um animal muito interessante. As pessoas se reúnem, discutem, criam regras e normas, aprovam leis, para depois transgredir tudo, como se dissessem que as leis existem para os que são bobos, pois os espertos fazem as coisas erradas e negam com a cara mais limpa do mundo e muita gente acaba se convencendo de que a mentira é a verdade.
E as injustiças em nome da ética? E o homem inocente que o Fantástico mostrou recentemente? Que permaneceu preso durante dezoito anos, que saiu de lá cego, porque a cega justiça não cuidou de seus direitos de cidadão pobre e desprotegido, abandonado pela sorte, pela família... por todos.
Esses acontecimentos devem nos servir para alguma coisa, nem que seja o de reforçarmos nossas convicções morais e lutar pela preservação dos valores, ou quem sabe, liberar geral, jogar as regras no lixo e dizer que vale tudo.
Acontecer toda essa sujeira em um país de grande maioria cristã nos deixa a todos envergonhados.
>>> “Não basta sermos apenas morais, apegados a valores de tradição. Assim seríamos moralistas e tradicionalistas, fechados em nossos sistemas de valores. Ao sermos éticos somos abertos a valores que levam os seres humanos, à preservação da causa comum. Valores como respeito à dignidade, à defesa da vida, ao amor, à verdade, à misericórdia para com os sofredores e os indefesos. Valores como combate à corrupção, à violência e à guerra. Valores que nos tornam sensíveis com responsabilidade e seriedade”.
>>> Valores que transformam o indivíduo em ser humano...
(ACORDA BRASIL !!!!).
Nenhum comentário:
Postar um comentário