domingo, 2 de dezembro de 2018

Banda Devassa - "Marina Julia" - Praça Marechal Mauricio Cardoso. Vídeo ...

Banda Devassa - Rio de Janeiro. (Cultura, Esporte e Lazer).


"BIA BEDRAN"... É HOMENAGEADA EM GRANDE ESTILO
NA UNIGRANRIO/CAXIAS.

Aplausos da primeira à última fila do auditório! O VIII Encontro de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil foi mágico, encantador, esclarecedor e dentro do espírito de reconhecimento por pessoas como a niteroiense Bia Bedran, homenageada nesse evento por meio de debates, mesas-redondas, oficinas, exposição, música, contação de histórias e dramatizações protagonizadas por alunos de Pedagogia. Bia, que é mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora da UERJ, dispensa apresentações, mas vale dizer que sua palestra motivadora deu ênfase à sua trajetória como pesquisadora, cantora, compositora e contadora de histórias.

BIA BEDRAN É RECEBIDA COM APLAUSOS,
MÚSICA E DRAMATIZAÇÃO.

Na Unigranrio, o músico "Guinho Frazão", professor do curso de Letras da Unigranrio, fez uma surpresa especial para a homenageada do dia, ao recebê-la com um coral formado por alunos de Pedagogia. Confira no vídeo e volte à infância que nos motiva a viver sempre com alegria.

Da música “Flor do Mamulengo”, ninguém ficou de fora desse trecho:

>>> "Já estou com os nervos à flor do pano/ai, ai/De desenganos, vou ter um treco/E ele neco de se apaixonar".

UMA VIDA DEDICADA À ARTE DE ENSINAR E
DE INTERPRETAR.

Seus trabalhos para a televisão sempre fizeram sucesso, pela interatividade e criatividade, com destaque na TVE nos programas "Canta-Conto" e "Lá Vem História", na década de 80.

Sua força no campo da pesquisa de ritmos vem desde os tempos do "Bloco da Palhoça", com sua caraterística obstinação pelo gênero mais puro do folclore brasileiro. Os trabalhos no teatro renderam-lhe excelentes prêmios, como o "Troféu Mambembe" e o "Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil". Afinal, são mais de 40 anos dedicados ao público infantil.

UMA FORÇA NADA ESTRANHA.

Bia é uma locomotiva que transporta sua matéria-prima para diversos cenários, em especial à carreira dedicada às crianças e à arte, não necessariamente nesta ordem.

Seus livros são lidos, obrigatoriamente, em escolas públicas e particulares, em universidades e por aqueles que se dedicam a três áreas fundamentais: "educação, cultura e arte".

Com mais de 200 músicas editadas e gravadas em seu vasto currículo, os aplausos no auditório da Unigranrio foram recheados por gritos de euforia e muitas fotos. A turma das mídias sociais também se rendeu ao talento daquela que sempre conquistou multidões em todo o Brasil.

"ESPAÇO BIA BEDRAN"... É UMA VITRINE QUE NOS LEVA A BATER O "TAMBOR DE NOSSA INFÂNCIA".

O "Espaço Bia Bedran", instalado exclusivamente para a mostra de trabalhos sobre a homenageada, foi organizado com vistas a exibir suas principais obras literárias e muito do que ela produziu até hoje. Quase nada passou despercebido, segundo contam os professores e alunos do curso de pedagogia.

Desenhos, capas de livros, letras de música, bonecos, varais culturais e até uma réplica de um portal chamaram a atenção de todos os que visitaram este ambiente.

"Valéria Monção", professora desse curso, foi a responsável pelo "Espaço Bia Bedran", onde ela autografou muitos de seus livros.

A DIRETORA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, HAYDÉA MARIA MARINO DE SANT'ANNA REIS, ABRIU O EVENTO NO AUDITÓRIO PRINCIPAL DA UNIGRANRIO.

>>> “É com muito entusiasmo que recebemos a presença de Bia Bedran aqui na Unigranrio. Bia, nossos professores trabalharam com os alunos de Pedagogia na elaboração dessa homenagem a você, por mérito de suas obras. Isso tudo contribui para a formação de todos aqui presentes. O prazer da leitura começa na infância, e o trabalho dos pedagogos é fundamental na preparação de novos profissionais”. (explica Haydéa).

Na parte da manhã houve participação das escritoras "Sílvia Castro" e "Luciene Reto", que contaram histórias em homenagem à Bia Bedran. Sílvia Castro ministrou uma bela “Oficina de Contação de Histórias”.

COM SUA HABITUAL COMPETÊNCIA E COMUNICAÇÃO, CINTIA BARRETO, PROFESSORA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO E COORDENADORA-GERAL DO EVENTO EM HOMENAGEM À BIA BEDRAN, SINCRONIZOU TODOS OS PONTOS DESSE GRANDE EVENTO.

>>> “Reforço aqui as palavras da professora Haydéa, mas quero destacar o trabalho de professores e alunos que contribuíram nessa festa em homenagem à Bia Bedran. Com certeza, uma noite maravilhosa e inesquecível para todos aqui presentes. É um orgulho fazer parte dessa festa e desse momento, em que contamos com a presença dela e de amigos que compuseram os vários cenários desta noite. Tudo saiu como imaginávamos, mas a emoção foi um capítulo à parte”. (declara Cintia).

HELLENICE FERREIRA, ESCRITORA, "FILÓSOFA" E EDUCADORA, ELOGIA SUA COLEGA E AMIGA, AO COMENTAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE BIA BEDRAN.

Hellenice fez questão de ressaltar a obra dessa pesquisadora, a referência em universo infantil, sua linguagem poética e a forma de traduzir sonhos em realidade.

>>> “É notável ver que Beatriz, Bia Bedran, resolveu voltar para UFF com objetivo de fazer sua pesquisa de mestrado. O mais bonito é ver sua gentileza ao contar histórias, tanto para crianças como adultos. Alunos, estejam atentos, porque nesta caminhada vocês precisarão ler, antes de tudo, o olhar dos outros, seus trabalhos e históricos de trabalho, para que haja renovação”. (definiu).

BIA BEDRAN EXPLICA A ORIGEM DE SUAS INSPIRAÇÕES.

>>> “Obrigado por estar aqui na presença de tantos pensadores, nesta noite linda. A paisagem do meu quintal e da minha varanda foram fundamentais para a minha caminhada, desde 1955. Os passarinhos e a natureza foram fundamentais para minhas inspirações diárias, onde eu reinava escutando histórias e narrativas, como as de minha mãe. Esta criança que desperta em nosso coração e esse abraço literário dá-nos a dimensão de tanta gente que nos norteia, como Ziraldo, Hellenice Ferreira, Ana Maria Machado, Silvia Ortof, ou mesmo seu Pedro Menezes, que foi fonte de aprendizado. Chico Buarque, Ana Maria Machado, Cecília Meireles e Braguinha enriqueceram-me com suas obras e pensamentos”. (ratifica Bia Bedran).

"UM DIA PARA SER LEMBRADO PARA SEMPRE"...

DEPOIMENTOS E REVERÊNCIAS SINGULARES SOBRE SEU TEMPO.

>>> "Cheguei aos 60 anos, mas aos 16 anos, em Niterói, eu já era envolvida por letras e músicas que transformariam a minha vida. Eu fazia questão de subir as favelas, hoje comunidades, com minhas tias e, assim, os bonecos tinham muita voz, a continuação da alma. Para se dar vida e expressão aos bonecos, é necessário estar presente na narrativa, provocando interesse. Nessa trilha de trabalhos é necessário que você imagine caminhos e cores diferentes. Nunca desista dos sonhos e de seus ideais".

BIA BEDRAN: "A CRIATIVIDADE SE CONSTRÓI CRIANDO".

>>> “Em 1972, eu passei em 8º lugar no vestibular de Química, na Universidade Federal Rio de Janeiro. Mas eu ia para o Fundão com violão no braço. Eu adorava as cores nos ensaios de laboratório, mas não era ali que minha carreira explodiria. Meu coração a brilhar estava nos livros de literatura. Daí em diante fiz musicoterapia, licenciatura plena para lecionar, concurso público em 1985”. (conclui).

Para encerrar esta matéria, claro, deixamos um presente, uma das maiores preciosidades musicais produzidas por Bia Bedran, para que você saia cantando de onde estiver...

(HOMENAGEM: Banda Devassa - Rio - 02/12/2018).

Nenhum comentário:

Postar um comentário