quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Crônica sobre o rádio, por Araújo Neto

Banda Devassa - Rio de Janeiro. (Cultura, Esporte e Lazer).


13 de Fevereiro - Dia Mundial do Rádio. (World Radio Day).

A HISTÓRIA DO "PLANTONISTA ESPORTIVO" NO RÁDIO.

Uma das categorias de uma transmissão esportiva fundamental para quê a prática radiofônica transcorra de forma plena, a função de um "plantonista" é informar aos ouvintes o andamento dos jogos do futebol e de outros desportos, além de registrar quantos gols têm os times que estão jogando na hora e quantos gols o campeonato vigente têm.
Para este post, fui pinçar no livro “A Bola no Ar - O Rádio Esportivo em São Paulo”, cuja autora é "Edileuza Soares" (ano - 1994)...
>>> "A origem do plantonista esportivo no Brasil".
O maior triunfo da emissora "Pan-americana", (hoje - Jovem Pan), contra suas concorrentes foi a criação, em 1948, do PRIMEIRO "Plantão Esportivo" de que se tem conhecido no Brasil, idealizado como uma atração a mais para os seus ouvintes.

"Narciso Vernizzi" comandava uma equipe de rádio-escutas que coletava as informações dos jogos. Ele, as transmitia diretamente do Plantão Esportivo, durante a jornada esportiva.

Uma escuta nas ondas-curtas (OC) permitia obter na hora as notícias dos jogos no exterior ou dos clubes brasileiros em excursão. A emissora contava também com colaboradores de outras “praças”, pois passavam os resultados das partidas por telefone.
Após outras emissoras "copiarem" a rádio Pan-americana, reproduzindo assim os resultados igualmente, ouvindo o Plantão esportivo da emissora, o então diretor da emissora, "Paulo Machado de Carvalho Filho", resolveu “driblar” a concorrência.

Como quem não quisesse nada, a Panamericana levava ao ar "um resultado errado". Era a forma mais eficiente de descobrir o quanto o serviço da “Emissora dos Esportes” vinha sendo copiada pelas
"co-irmas"; também foi a solução de pressionar as emissoras como "Difusora", "Excelsior", "Bandeirantes" e "Tupi" (Sp), montassem os seus "próprios plantões" e apurassem de fato as informações, como fazia a Panamericana.
A “Emissora dos Esportes” foi a GRANDE escola do rádio esportivo na primeira metade do século 20 em São Paulo e no Brasil, fazendo com que o "mercado valorizasse o trabalho dos profissionais do nicho". (Rádio Esportivo)... (Banda Devassa - 13/02/2019).

Nenhum comentário:

Postar um comentário