18 de Fevereiro de 1942 - (Segunda Guerra Mundial):
Há (77 anos) o navio brasileiro "Olinda" é torpedeado ao largo da costa do estado da Virgínia, nos Estados Unidos.
O "vapor Olinda" foi o terceiro navio brasileiro atacado na "Segunda Guerra Mundial", e o segundo a ser afundado após o rompimento das relações do Brasil com o "Eixo", no dia "18 de fevereiro de 1942", ao largo do Cabo Hatteras, na costa leste dos Estados Unidos, pelo "submarino alemão U-432", o mesmo que torpedeara o "Buarque" três dias antes, naquela mesma região.
O NAVIO...
Terminada sua construção em fins de 1905, nos estaleiros William Hamilton & Co. Ltd. (Glasgow, Escócia), foi batizado de "Cara", e entrou em serviço no ano seguinte, sob a propriedade da empresa "Cara SS Co Ltd" (Japp & Kirby), de Liverpool.
Em 1912, foi vendido para o "Royal Loide Holandês" (Koninklijke Hollandsche Lloyd), de Amsterdam, e rebatizado de "Kennemerland".
Em 1934, foi adquirido por proprietários brasileiros e, finalmente, renomeado "Olinda".
Tinha 109,8 m de comprimento por 15,3 m de largura, com 4.085 toneladas de arqueação bruta de registro (GRT).
Possuía casco de aço, com potência de 1.820 HP gerada por seus motores de três cilindros com expansão tripla, o que lhe permitia alcançar a velocidade máxima de 9,5 nós.
AFUNDAMENTO...
Fazendo a rota (Pernambuco-Santa Lúcia-Nova York), o vapor, comandado pelo mestre "Jacob Benemond", e carregado com 53 400 sacos de cacau e outros gêneros alimentícios (café e mamona), foi parado a tiros de canhão e de metralhadora, por volta das seis da tarde, do "dia 18 de fevereiro de 1942", pelo "submarino alemão U-432", (algoz do navio Buarque, dias antes).
Os quarenta e seis tripulantes abandonaram o navio em dois botes salva-vidas. Um sobrevivente afirmou que ninguém ficou ferido durante o ataque, mas sim por ocasião do abandono do navio. Logo após, o submarino abordou um dos botes salva-vidas, e levou alguns membros da tripulação para bordo, questionando-os acerca da carga e do destino do navio. Depois do interrogatório, a tripulação voltou aos barcos salva-vidas.
Também foi observado que, durante o interrogatório da tripulação, o comandante "Schultze" observava o céu constantemente e, ao avistar dois aviões, determinou que o submarino imergisse rapidamente. Outro sobrevivente disse que os dois aviões foram avistados logo após o "U-boot" ter submergido.
Entretanto, antes de evadir-se, o "U-432" canhoneou o vapor, fazendo-o afundar por volta das 21 horas daquele dia. Os sobreviventes foram resgatados no dia seguinte pelo "USS Dallas".
O jornal brasileiro "Correio de Aracaju", relatou que o navio, (pintado de cinza), viajava às escuras, mas que a bandeira do Brasil havia sido pintada ao seu lado para identificação.
>>> O ataque e afundamento do "Olinda" foi um dos poucos ataques em que não ocorreu nenhuma morte.
(Banda Devassa-Rio - 18 de fevereiro de 2019).
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