terça-feira, 3 de julho de 2018

Banda Devassa - Rio de Janeiro. - "Marielle Franco - A Mulher em Debate".



Banda Devassa - Rio de Janeiro. (Cultura, Esporte e Lazer).

03 de Julho - Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. (Lei Afonso Arinos).

"É importante que se comemore o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial como o dia nacional de todos os brasileiros e brasileiras que lutam por uma sociedade de fato democrática, igualitária, unindo toda a classe trabalhadora num projeto de nação que contemple a diversidade engendrada no nosso processo histórico". (Banda Devassa-Rio).

A cada ano, o dia 03 de Julho se consolida como uma data de grande significado no calendário histórico nacional. A memória de "AFONSO ARINOS" reafirma-se no panteão dos heróis que escreveram, com a própria vida, a história do povo brasileiro, na luta por ideais grandiosos, tais como "igualdade" e "justiça social".

Se prestarmos atenção às pessoas que estão ao nosso redor, veremos que muitas têm avós italianos, pais árabes, origem espanhola, alemã ou portuguesa. Mais claramente, veremos uma grande maioria de crianças ou adultos com traços fisionômicos que evidenciam sua origem negra.

O negro é talvez o elemento que maior contribuição trouxe à formação da cultura brasileira.

Nos porões dos navios negreiros, já vinham os germes do samba, do frevo, do candomblé, do carnaval, do culto a Iemanjá, do sabor quente e forte de nossa comida, além de crenças e hábitos os quais nos acostumamos tanto, que nem paramos para pensar de onde vêm.

Mas hoje, 67 anos depois de outorgada a "Lei Afonso Arinos", ainda podemos acompanhar a luta das ONGs com a questão racial para mudar a imagem social do negro no País. A cultura negra sempre esteve atrelada à escravidão e ao preconceito.

A maioria das pessoas acredita que existe um racismo solencioso, pois muitas delas preferem não falar no assunto.

“O racismo explicito, pelo menos no meio urbano, vai se enfraquecendo, principalmente por conta da consciência crescente de que é prática criminosa"… (Banda Devassa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário