terça-feira, 23 de outubro de 2018

Banda Devassa - "Marina Julia" - Praça Marechal Mauricio Cardoso. Vídeo ...

Banda Devassa - Rio de Janeiro. (Cultura, Esporte e Lazer).


"AS MULHERES NO MUNDO DOS VINHOS".

Pouco se fala sobre o assunto, mas as mulheres sempre estiveram profundamente associadas ao mundo dos vinhos.
E a participação feminina nesse segmento só cresce.

>>> “Eu diria que não existe um tipo de paladar feminino definido, mas existem tendências”. (diz Lynne Whitaker, diretora de uma empresa de consultoria de marcas para a indústria de vinhos).

>>> “A maioria das mulheres com as quais falamos prefere branco ou rosé como tipos de vinho, de antemão aqueles mais frutados”. (completa Whitaker).

Os vinhos do Novo Mundo tendem a fazer sucesso junto a esse público, em parte porque a uva é de fácil identificação no rótulo do vinho.

Na França, especificamente em Beaune, no coração da Borgonha, onde ocorre a competição anual de mulheres "Feminalise", evento que já se encontra na 11ª edição, mais de 4.000 vinhos de diferentes marcas, safras, estilos, países e vinícolas são degustados "às cegas" por mulheres, viticultoras, compradoras de vinho, estudiosas do vinho, críticas e bloggers de vinhos. Cada um é degustado por três mulheres sentadas em mesas separadas de degustação e são premiados na categoria ouro, prata, bronze ou pérola. Nada disso é coincidência, e sim uma comprovação da importância crescente das mulheres no mundo do vinho, em todo o mundo.

>>> “As mulheres têm uma abordagem mais simples em relação ao vinho”. Ségolène Lefèvre).

>>> “As mulheres tomaram o controle das compras do vinho”. (Gérard Bertrand).

Talvez esses eventos, como o "Feminalise", acabem ajudando a derrubar ideias e clichês antigos e enganosos em torno das mulheres e sua relação com o vinho. Os tempos mudaram e, se você pensa que sabia muito sobre a relação da mulher com o vinho, esqueça todas as crenças antigas e comece de novo.

Uma pesquisa conduzida em 2016 pela equipe da organização do Feminalise elencou uma série de clichês e mitos sobre as mulheres e o vinho. Vamos a alguns deles:

>>> "Mulheres bebem mais vinhos brancos e doces".
- Na verdade, elas bebem majoritariamente vinhos tintos (aprox. 70%).

>>> "Homens compram mais vinho do que mulheres".
- Mulheres compram mais vinhos do que homens, na média mundial.

>>> "Elas não sabem comprar vinhos direito".
- As mulheres têm mais habilidade para escolher vinhos que combinam com a comida.

>>> "Vinhos produzidos por mulheres são vinhos para mulheres".
- Não existem vinhos para mulheres ou para homens. O que existe são estilos de vinhos que agradam mais a uns do que a outros, independentemente do sexo.

>>> "O segmento do vinho é muito mais masculino do que feminino".
- Cresce exponencialmente o número de mulheres envolvidas com o mundo do vinho, desde a produção à sommelière.

>>> "Mulheres não se aventuram muito na compra de vinhos".
- Mulheres arriscam bem mais do que os homens na hora de comprar vinhos que elas nunca experimentaram.

>>> "Sem as mulheres, o mundo do vinho estaria em grande dificuldade". De acordo com a famosa crítica e escritora inglesa "Jancis Robinson".

>>> "esta é a década da feminilidade do vinho”.

Nos Estados Unidos, as mulheres atualmente também representam mais do que 50% dos consumidores do vinho (idem na Inglaterra). Elas controlam US$ 4,3 trilhões dos US$ 5,9 trilhões do gasto anual dos consumidores de vinho. É importante que o business do vinho esteja ciente e dê a devida atenção à comunicação que atinja e agrade o cada vez mais exigente e participativo público feminino.

Mais importante ainda é que as mulheres estão se tornando também ótimas líderes nessa indústria. Anos atrás, os produtores de vinho, em geral, sugeriam que suas filhas se envolvessem com as vendas ou à recepção de clientes na vinícola, enquanto seus filhos seguiam os passos dos pais, especializando-se em enologia e trabalhando na produção da bebida. Porém, as mulheres de hoje em dia já romperam esses estereótipos e conquistaram posição de destaque na indústria do vinho, seja como enólogas, sommelières e até mesmo como "masters of wine".

Na Itália, as mulheres são bem representadas pela Associação Nacional “Le Donne del Vino”, fundada em 1988, e atualmente com 750 sócias. O objetivo da associação é divulgar a cultura e o conhecimento do vinho com a formação e a valorização do papel da mulher no setor vitivinícola.

Para mim, é sempre uma honra poder divulgar e escrever sobre este mundo fascinante do qual faço parte como consumidora, mas também como profissional, trabalhando neste mundo cheio de contínuas descobertas e grandes surpresas! Cheers e até a próxima !!!!

PATRICIA KOZMANN:
>>> Brasileira radicada em Verona, é consultora de viagens e eventos exclusivos na Itália. Envolvida com atividades no mundo da hospitalidade e turismo, vinho e gastronomia italianos.

(Banda Devassa-Rio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário