segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Banda Devassa - "Marina Julia" - Praça Marechal Mauricio Cardoso. Vídeo ...

Banda Devassa - Rio de Janeiro. (Cultura, Esporte e Lazer).


Dia 22 de Outubro - Dia do Enólogo.
(Mas... O Que Realmente ele Faz?).

"Enólogo" é o profissional que cuida da transformação da uva em vinho, supervisionando todo o processo de produção. Ele trabalha nos vinhedos e na indústria de vinhos, e não nos restaurantes.

Nas vinhas ele analisa os tipos de solo, o método de irrigação, a escolha das mudas e as técnicas de plantio, poda e colheita.

Na indústria ele define as técnicas de vinificação, o tempo de maturação e o momento adequado de colocar o vinho no mercado. Algumas vezes atua como vendedor ao assumir a parte de marketing do produto.

A sua formação pode ser feita por um curso técnico ou de graduação. Legislações específicas em vários países estabelecem os níveis de preparação e titulação dos responsáveis pela produção do vinho e de seus derivados.

É uma profissão regulamentada no Brasil pela Lei n.11.476, de 29 de maio de 2007. Comumente, o enólogo é formado em "Agronomia", com especialização na área, seja no Brasil ou no exterior.

Existem poucas, porém excelentes faculdades de Enologia concentradas sobretudo na Europa (França, Itália, Portugal), nos Estados Unidos e Austrália.

No Brasil, segundo o Guia do Estudante, A "Unipampa", com campus em Dom Pedrito no Rio Grande do Sul, é a única instituição a oferecer um bacharelado. Já o tecnólogo é ofertado em quatro instituições, em Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul.

O bacharelado em Enologia inclui em seu conteúdo programático disciplinas teóricas de base como Botânica, Matemática, Estatística, Geologia, Microbiologia, Climatologia etc e algumas práticas, como vinificação, viticultura, marketing de vinhos, análise sensorial e controle de qualidade.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA.

No Brasil, a "Unipampa" no Rio Grande do Sul é a única instituição a oferecer o curso de "Bacharelado em Enologia".

A "Enologia" oferece ao profissional formado um vasto campo no mercado: suporte técnico para restaurantes e casas especializadas, crítico em revistas e outras publicações, trabalho em importadoras e grandes empresas do setor e, ainda, no desenvolvimento de vinhos de qualidade em pequenas ou grandes vinícolas.

Conhecer o enólogo responsável pela seleção do vinho degustado é uma das maneiras de se ter garantia sobre sua procedência e qualidade.

Hoje... dia 22 de outubro comemora-se o dia do enólogo.

O escritor de Curitiba, "Luiz Groff", faz uma analogia bem humorada sobre os enólogos e enófilos:

>>> “O enólogo é o indivíduo que perante o vinho toma decisões, e o enófilo é o indivíduo que perante as decisões toma vinho”.

ENOLOGIA:

É a ciência que estuda tudo o que está relacionado com a produção e conservação de vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento e venda.

Existem pouquíssimas faculdades de enologia, estando as principais na França e Itália. Em Portugal a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Doro ministra a única Licenciatura em Enologia deste país.

Na América do Sul, segundo alguns, a melhor delas localiza-se em Mendoza, Argentina. No Brasil existem quatro: a única que oferece bacharelado em enologia é a Universidade Federal do Pampa - Campus de (Dom Pedrito) e as outras quatro instituições oferecem curso de "tecnólogo" e "técnico" em enologia, sendo uma em Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), outra em Petrolina (Pernambuco) mais uma em (São Roque) São Paulo - (ambas oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia "IFET") - e a quarta oferecida pela Universidade Federal de Pelotas.

A "enologia" é uma ciência moderna que reúne o conhecimento científico sobre as diversas áreas para se estudar as questões relacionadas com o vinho. As disciplinas de base para a formação do enólogo incluem a entomologia, fisiologia, matemática, estatística, geologia, botânica, microbiologia, física, marketing, economia, climatologia, química, entre outras. Além das disciplinas voltadas para a prática da enologia como a vinificação, viticultura, marketing de vinhos, operações unitárias relacionadas a elaboração do vinhos, controle de qualidade e análise sensorial.

Não confundir com "viticultura", que estuda somente o cultivo da uva para o vinho e "vinicultura", que concentra os aspectos culturais em torno do vinho.

ENÓLOGO.

O "Enólogo" é um profissional com características definidas, dentro do perfil ocupacional da indústria, e para as tarefas de coordenação, supervisão e execução, sendo responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final desejado, como o vinho, espumante, suco, Conhaque ou graspa. Muitas vezes, o enólogo exerce também funções de vendedor e assume a parte de marketing relacionado com o produto que vende.

O trabalho de um enólogo inicia-se antes da chegada das uvas ao lagar, já que a qualidade do vinho começa na própria vinha.

O enólogo estuda as castas, cujas qualidades particulares transmitem ao vinho o seu carácter único, estuda o solo e o clima, "elementos determinantes para que uma mesma casta reaja de forma diferente, condicionando o tipo de vinho final".

O enólogo preocupa-se com o tratamento das videiras, com a qualidade das uvas e o seu transporte para o lagar, e com todo o processo subsequente de que irá resultar o vinho.

A degustação de vinhos é decisiva para o enólogo no processo de elaboração do produto final, pois é nesta etapa que são avaliadas as características que o vinho possui, ou poderá possuir. Desta forma, o profissional é capaz de decidir quais as escolhas que devem ser tomadas para melhorar o produto.

>>> "O enólogo pode provar vinhos para os juntar e criar um lote a partir de diferentes castas e mais tarde provar o resultado desta associação e fazer várias experiências até chegar a um determinado resultado. O vinho é um ato de criação que reflete a personalidade do enólogo que lhe transmite uma parte do seu carácter".

(Banda Devassa - Rio de Janeiro, 22/10/2018).

Nenhum comentário:

Postar um comentário