domingo, 24 de junho de 2018

Ensaio | João Nogueira | 1992



Banda Devassa - Rio de Janeiro. (Cultura, Esporte e Lazer).

ACORDA BRASIL !!!!

CONHEÇA OS TIPOS DE CORRUPÇÃO.

A "corrupção" é produzida através de diversos atos, quando praticado por entidades (PF ou PJ) com o objetivo de favorecerem si mesmos.

Já falamos aqui sobre a "corrupção ativa e passiva", e abordaremos algumas características delas novamente. Mas, hoje incluo mais dois tipos de corrupção.

Lutar contra a corrupção se tornou um mantra empresarial nos últimos anos, onde observamos o envolvimento de companhias consagradas em seus segmentos em esquemas fraudulentos multimilionários.

Mas como toda luta, sempre existem os dois lados e eu espero que você esteja do lado dos mocinhos.

Nosso objetivo é conhecer o nosso inimigo, para que assim, possamos melhor combate-lo. Seja no universo empresarial como no universo pessoal.

Se deseja conhecer os tipos de corrupção e desenvolver processos voltados para melhorias na sua empresa, continue lendo...

PORQUE SUA EMPRESA PRECISA CONHECER
OS TIPOS DE CORRUPÇÃO.

Há uma necessidade real de as empresas compreenderem o universo no qual estão inseridas e essa necessidade se torna ainda mais importantes na hora de estruturar os processos internos de acordo com as exigências das leis existentes.

Explorando tudo o que há dentro do universo da corrupção, encontramos 4 pontos que, de forma geral, representam o que uma empresa precisa saber sobre o assunto. São eles:

>>> Corrupção ativa.
>>> Corrupção passiva.
>>> Corrupção preditiva.
>>> Corrupção lateral.

Dentro do universo empresarial, esses tipos de corrupção se destacam. Por isso, consideramos essencial que os gestores tenham conhecimento sobre a lista acima.

A partir de agora, vamos explorar cada um dos tipos de corrupção apresentado e dominar todas as características que as mesmas possuem.

OS 4 TIPOS DE CORRUPÇÃO.

Engana-se quem pensa que a corrupção é cometida apenas por políticos e pessoas relacionadas ao governo.

Esse universo é bem amplo e até nós mesmos, somos pegos muitas vezes cometendo pequenos atos que representam a corrupção.

O universo empresarial tem direcionado grandes esforços para inibir o máximo possível a ação corruptora dentro de suas culturas organizacionais.

Como dito anteriormente, conhecer as principais características do inimigo, nos coloca em vantagem. Vamos aos fatos.


1 – CORRUPÇÃO ATIVA:

A "corrupção ativa" remete-se ao ato de oferecer vantagem visando o próprio benefício e, que de alguma forma, afete a moralidade da administração pública.

Adequando tal ato ao universo empresarial, podemos identificar comportamentos humanos e características que facilitem a compreensão de que algo está realmente acontecendo.

>>> Prometer vantagem indevida.
>>> Retardar ou omitir o ato de oficio.
>>> Realizar algum ato que infrinja o seu dever.

Um exemplo clássico que podemos utilizar quando falamos de prometer vantagem indevida, é quando uma área trabalha uma tratativa com fornecedores.

É muito comum vermos a oferta de um benefício por fora do que é estabelecido contratualmente, isso tudo, para poder garantir um bom negócio.

>>> Corrupção ativa é uma ação referida ao corruptor, aquele que pratica o ato de corromper.

2 – CORRUPÇÃO PASSIVA:

A "corrupção passiva", em sua maioria, é direcionada ao funcionário público que é corrompido.

Trazendo tal ato para o universo organizacional, a corrupção passiva representa aquele que é persuadido pelo corruptor e que dessa forma, como o exemplo acima, se torna corrompido.

Dentro da legislação e do universo penal, a corrupção passiva é totalmente um ato praticado apenas pelo funcionário público.

>>> Mas, ao desenvolver um plano de controles internos na sua empresa, você pode classificar a corrupção passiva de uma forma que possa ser descrita como um envolvimento indireto no ato ilícito.

3 – CORRUPÇÃO PREDITIVA:

O fato de pensarmos que a corrupção é um ato apenas cometidos por agentes ligados ao governo, melhor dizendo, ao setor público, tornou-se um tapa olho para o setor privado.

A "corrupção preditiva" em sua definição, está relacionada um mecanismo onde um agente político pode ser corrompido antes de ser eleito.

Fazendo a nossa analogia ao universo empresarial, podemos definir como uma característica da corrupção preditiva o envolvimento de funcionários com um ou mais grupos de interesse e que possam estar envolvidos com a corrupção (Podendo se corruptor ou corrompido).

>>> Uma observação interessante de se fazer a esse tipo de corrupção, é o fato de não existir uma lei contrária a esse ato.

4 – CORRUPÇÃO LATERAL:

A "corrupção lateral" é um mecanismo voltado para agentes do governo também (Municipais, federais e estaduais).

Um dado importante sobre esse tipo de corrupção é o fato de os agentes envolvido poderem criar bancadas para votar em projetos de seus interesses.

A nossa analogia comparativa ao setor privado (universo empresarial), pode-se decorrer ao famoso conselho administrativo, que em sua maioria é formado por acionistas majoritários.

Os mesmos direcionam a empresa de acordo com os "interesses próprios", que nem sempre é o melhor para o ciclo de vida da organização.

A corrupção lateral pode ser:

>>> "Ativa": Oferta de valores como uma forma de favorecer o interesse próprio, bem como outras formas de corrupção.

>>> "Passiva": Aplica-se parcerias e desenvolvimento de grupos de interesses maior do que o necessário.

CONCLUSÃO.

Espero que VOCÊ tenha compreendido a importância de conhecer as características que forma o universo da corrupção.

Os tipos de corrupção podem ser identificados facilmente quando tomamos conhecimento das características que os representam.

Conhecimento e feeling são muito importantes para os gestores nesse momento, até porque, qualquer ato relacionado a corrupção é totalmente promovido por pessoas.

ACORDA BRASIL !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário