14 de Novembro - Dia Nacional da Alfabetização.
ORIGEM: O dia 14 de novembro, foi escolhido como Dia Nacional da Alfabetização, no ano de 1966, em homenagem a data de criação do "Ministério da Educação e Cultura". E tinha como meta, mais importante, promover o ensino primário e, por fim, o analfabetismo.
ALFABETIZAÇÃO:
A "alfabetização" consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação.
De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, "resignificar" e produzir conhecimento.
A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais.
>>> "A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo".
LETRAMENTO:
"Letramento" não é necessariamente o resultado de ensinar a ler e a escrever...
"É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita".
Surge, então, um novo sentido para o adjetivo "letrado", que significava apenas “que, ou o que é versado em letras ou literatura; literato”, e que agora passa a caracterizar o indivíduo que, sabendo ler ou não, convive com as práticas de leitura e escrita.
Por exemplo, quando um pai ler uma história para seu filho dormir, a criança está em um processo de "letramento", está convivendo com as práticas de leitura e escrita. Não se deve, portanto, restringir a caracterização de um indivíduo letrado ao que domina apenas a técnica de escrever (ser alfabetizado), mas sim aquele que utiliza a escrita e sabe "responder às exigências de leitura e escrita que a sociedade faz continuamente".
LEITURA:
O "aprendizado da leitura" é um momento importante na educação, que começa na alfabetização e se estende por toda educação básica. Consiste em garantir que o aluno consiga ler e compreender textos, em todo e qualquer nível de complexidade.
Depois da fase inicial de alfabetização, faz-se necessária a prática da leitura e da interpretação de textos. Uma vez alfabetizado, é possível o indivíduo ampliar seu nível de leitura e de letramento, de forma a tornar-se um sujeito autônomo e consciente.
Por outro lado, a alfabetização por si só não assegura o desenvolvimento do cidadão, como uma panaceia para todo e qualquer mal oriundo da falta do saber.
ALGO SOBRE...
"As crianças não precisam atingir uma certa idade e nem precisam de professores para começar a aprender. A partir do nascimento já são construtoras de conhecimento. Levantam problemas difíceis e abstratos e tratam por si próprias de descobrir respostas para elas. Estão construindo objetos complexos de conhecimento. E o sistema de escrita é um deles".
>>> "As pessoas precisam compreender que alfabetizar é mais do que proporcionar a capacidade de ler e escrever. É a capacidade de se comunicar e de se expressar em diversos contextos, sendo um bom ouvinte, um bom leitor, um bom escritor e um bom orador. Acredito que se a educação atual brasileira receber o devido e necessário investimento oportunizando sua melhoria, a escola ganhará outra roupagem, o que faria da mesma um lugar destinado à real aprendizagem, rica em recursos, na qual os alunos pudessem construir seus conhecimentos segundo estilos individuais de aprendizagem; local onde aconteceria atividades pedagógicas inovadoras; onde seria desenvolvido no aluno a capacidade de pensar e expressar-se com clareza, solucionar problemas e tomar decisões com responsabilidade, ou seja, em prol de uma educação reflexiva e cidadã". (Banda Devassa).
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