19 de Novembro - Dia Mundial do Vaso Sanitário.
A data pode parecer um evento sem importância, mas o "World Toilet Day" é um dia para conscientizar a população mundial sobre um assunto de suma importância: a falta de saneamento básico para grande parcela da população.
Segundo o IBGE, 98% da população brasileira tem acesso à água potável, contudo 17% do total de domicílios, não possui fornecimento hídrico encanado, tendo acesso a este recurso através de rios, cisternas e açudes.
São Paulo e Rio de Janeiro apresentam índices de tratamento de esgoto de 93%; enquanto outras capitais têm índices irrisórios de acesso ao saneamento básico como Belém (7,7%) e Macapá (5,5%).
No que concerne ao acesso à rede sanitária ou fossa séptica, 79 % da população é contemplada; 14% dos habitantes do país não contam com a coleta de lixo e 25% não possui acesso à eletricidade.
A ausência de tratamento de esgoto e acesso à água potável desencadeiam várias doenças, causadas por Microrganismos de origem entérica (bactérias presentes nas fezes), animal e humana.
Entre essas estão:
"Febre Tifoide": Doença Infecciosa que causa febre constante, manchas rosadas no tronco, tosse seca, prisão de ventre e comprometimento dos tecidos linfoides. É causada pela bactéria Salmonella entérica sorotipo Typhi. Sua transmissão se dá pelo contato com a urina, vômito e fezes e secreções de pessoa infectada.
"Cólera": Doença Intestinal bacteriana aguda que causa diarreia, vômitos ocasionais, rápida desidratação, câimbras musculares e colapso respiratório podendo levar a morte em um intervalo de 4 a 48 h se o paciente, não receber tratamento. Causada pela bactéria Vibrio Cholerae, presente em água e alimentos contaminados por fezes.
"Leptospirose": Doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos adquirida principalmente quando as pessoas entram em contato com as águas de uma enchente. Podendo levar as pessoas contaminadas a complicações hepáticas e renais graves.
Conhecidas verminoses também são adquiridas pela falta de tratamento de esgoto como:
Esquistossomose, Ancilostomose (Amarelão), Ascaridíase(Lombriga) entre outras…
Cerca de 2,4 bilhões de pessoas no mundo ,não tem acesso a rede de esgoto e água tratada.
O país com o menor índice de saneamento básico no mundo é o Sudão do Sul, localizado no continente africano apenas, 6,7% de sua população de 8,3 milhões de habitantes tem acesso a um banheiro.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a cada 1 dólar investido em saneamento básico são economizados 4,3 dólares em saúde no mundo.
Cada país deve priorizar os investimentos em ações que viabilizem o saneamento básico, em todo o seu território, pois contar com água e esgoto tratados é um direito humano.
Uma curiosidade: o vaso sanitário moderno foi criado em 1596, por Sir John Harrington.
Em 1778, o mecânico e engenheiro "Joseph Bramah", também britânico criou uma bacia sanitária com descarga hídrica permitindo que os resíduos fossem eliminados por sucção.
(Banda Devassa - Rio. - 19/11/2018).
Nenhum comentário:
Postar um comentário